Administração - Arte - Poiesis - Fotografia - Literatura - Cinema - Música

19 setembro, 2006

Os 3 crivos


"Certa feita, um homem esbaforido achegou-se a Sócrates e sussurrou-lhe aos ouvidos:

- Escuta, na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te, em particular....

- Espera!!! ajuntou o sábio prudente. Já passaste o que me vais dizer pelos 3 crivos?

- 3 Crivos??? - perguntou o visitante, espantado.

- Sim, meu caro amigo, 3 crivos. Observemos se tua confidência passou por eles. O primeiro, é o crivo da verdade. Guardas absoluta certeza quanto aquilo que pretendes me comunicar?

- Bem, ponderou o interlocutor, assegurar mesmo, não posso.... mas ouvi dizer e então....

- Exato. Decerto peneiraste o assunto pelo segundo crivo, o da bondade. Ainda que não seja real o que julga saber, será pelo menos bom o que queres me contar?

- Isso não!!!!! Muito pelo contrário!

- Ah!! tornou o sábio, então recorramos ao terceiro crivo, o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflinge.

- Útil?!?!.... aduziu o visitante ainda agitado - Útil não é!

- Bem... rematou o filósofo num sorriso, - se o que tens a confiar não é verdadeiro, nem bom e nem útil, esqueçamos o problema e não te preocupes com ele, já que nada valem casos sem edificação para nós!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tava caçando essa passagem de Sócrates para defender a minha idéia contra a divulgação "exagerada" e forçada que a mídia(Globo) fez da vida do Cazuza em forma de filme, impurrando um ídolo d merda a nossa sociedade. (Obs: adoro as musicas dele - Tpio: Faça o que eu digo não faça o que eu faço). Vou mandar o e-mail pra vc motivo que fez uma colega minha discordar de mim e do e-mail, por favor de sua opinião, se quiser divulgue no blog. Mandarei a reportagem da psicóloga pro seu e-mail, é só me passar ele. O meu é ilemjrj@gmail.com. Abraços e parabéns pelo ótimo conteudo do blog.

25 janeiro, 2008 22:16

 

Postar um comentário

<< Home